20 de nov. de 2012

Banheiro Feminino

Li ontem: Banheiro feminino

Opinião sincera, que livro chato, machista e ruim. 

Começando pela auto descrição da vida da autora, justificando a criação do blog de humor, do pioneirismo na internet brasileira passando por justificativas do tipo "cheguei lá e sem dar pra ninguém!", comecei a achar deprimente a posição assumida pela autora de naturalizar o machismo e o preconceito como parte da dinâmica do blog. Eu tinha visto uma entrevista dela no Jô Soares, há anos atrás, esse é um daqueles livros que a gente deixa na lista "um dia, talvez..." e foi ele que entrou na dança ontem. 

Realmente, as passagens de humor não me agradaram. Quando o humor não era feito em cima de um esteriótipo machista do que é ser uma mulher solteira, se voltava a mostrar uma figura masculina em posições de humilhação, resumidos aos debates de tamanho de pênis e masculinidade provada pelo tipo de cueca. 

A seção de respostas ao leitor também foi chata e humilhante, as perguntas são de brincadeira, mas as respostas são extremamente grosseiras, é um tipo de humor que não me apetece. Respostas inteligentes, irônicas ou com "tiradas" sarcásticas sempre me farão mais efeito do que as rápidas respostas com grosseria. 

Exemplo: 

"'Aí, meu Tio. Estou transando com um homem casado e sou a maior amiga da mulher dele. Não consigo parar porque o cara é muito bom. Você acha que eu devo deixar rolar ou acabar logo com isso antes que vire crime? - Anônima'

O que você deve fazer eu não sei, não quero nem me meter.

Só sei que se fosse no Afeganistão você provavelmente seria enforcada em praça pública com as próprias trompas."
 
Sim, aos que se preocuparam, perdi umas duas horas do meu dia, mas quis ler inteiro, porque até pra achar ruim a gente precisa conhecer algo. O blog pode ter feito sucesso, mas formatar para um livro, em uma leitura descontextualizada não funcionou bem aqui. O tipo de humor, também não, me ofendeu, não é questão de politicamente correto, é que piadas machistas vindas de mulheres parecem ainda mais repugnantes para mim.

Ficha


Título: Banheiro feminino - O livro
Autores:  Andrea Cals e Ricardo Grynszpan
Editora:  As Ciberneticas 
ISBN:   9788560942008
Ano:   2008

Páginas:  61

Gênero:  Humor
Sinopse:  Com 12 anos de vida, o site de humor Banheiro Feminino ganha sua primeira versão impressa. Os autores Andrea Cals e Ricardo Grynszpan reuniram em 158 páginas algumas colunas do site, trouxeram de volta alguns artigos que já estavam fora do ar e também artigos inéditos.
Uma boa resenha: não achei.
Anotação: Comecei a ler em 19/11/12 terminei no mesmo dia.

AVISO IMPORTANTE: Todos os comentários são emitidos como opinião desta pessoa difícil que escreve esse blog. Não encare como informativo, não é uma resenha, não deve ser a SUA opinião. Vá ler o livro e venha me contar o que achou. OK?