19 de out. de 2012

O cair da noite - Isaac Assimov

Eu lí, na semana passada: 


O livro, de Isaac Asimov  e Robert Silverberg, é oriundo de um conto escrito por Asimov em 1941, considerado pelo Science Fiction Writers of America o melhor conto de ficção cientifica escrito antes da criação do Nebula Awards em 1965. 
 
Foi o mais entediante que já lí do autor. Mas o exercício mental de tentar imaginar um mundo sem a escuridão foi bem estimulante, assim como o de tentar compreender a insanidade geral. Não deu pra engolir o enredo, achei a amarração das personagens um pouco fraca, na verdade, existem várias personagens interessantes, o que faz com que fique um pouco entediante ver o ponto de vista de cada um para cada acontecimento. Ou seria só eu que estava impaciente enquanto lia?


Outra coisa que me chamou a atenção é a dura crítica que é feita à crença científica, como ela se equipara ao tentar se contrapor com o mito religioso. Muito digno de leitura.   

Ficha


Livro: A culpa é das Estrelas
Isaac Assimov
Título: O cair da noite 
Autor: Isaac Asimov

Editora: Record
ISBN: 9726993474
Ano: 1981 
Páginas: 371 
Gênero: Ficção Científica
Sinopse: O livro narra sobre um planeta (Kalgash) onde existiriam 6 sois de forma que sempre estivesse ao menos um deles no céu por vez, criando um mundo onde jamais exisitira noite. Desta forma os habitantes de Kalgash não estão habituados a lidar com a escuridão, chegando a sentir tonturas e efeitos colaterais mais graves em ambientes não iluminados.
Uma boa resenha: Ponto do Livro
Anotação: Comecei a ler em 07/10/12, terminei em 13/10/12 

AVISO IMPORTANTE: Todos os comentários são emitidos como opinião desta pessoa difícil que escreve esse blog. Não encare como informativo, não é uma resenha, não deve ser a SUA opinião. Vá ler o livro e venha me contar o que achou. OK?